Em mais uma demonstração de poder sobre o Estado e controle das comunidades do Rio de Janeiro, criminosos do Comando Vermelho proibiram a entrada de motoristas de aplicativo em São Mateus e Tomazinho, bairros de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Ruas foram pichadas com avisos determinando a restrição, sob a ameaça de fuzilamento dos veículos e risco de morte para motoristas e passageiros que descumprirem a ordem.
Nas últimas horas, um motociclista foi brutalmente agredido após deixar um passageiro na região. O objetivo dos criminosos, além de restringir a circulação de "desconhecidos", é monopolizar o transporte alternativo dentro das áreas dominadas pelo Comando Vermelho.
Essa não é a primeira vez que a facção impõe esse tipo de restrição. No mês passado, a coluna Na Mira revelou que traficantes haviam vetado a circulação de motoristas de aplicativo no bairro Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio.
A ordem, assinada pelo Comando Vermelho e pichada em muros da comunidade, mencionava especificamente a empresa 99, um dos aplicativos mais usados na cidade.
Os criminosos ameaçaram motoristas que desobedecerem a proibição e circularem pela Gardênia Azul.
Em resposta, a Polícia Militar afirmou que estabeleceu uma parceria com a 99 para a criação de um botão de emergência nos veículos e garantiu que mantém operações frequentes na área para coibir a ação dos traficantes.